PIAUÍ

Enéas Barros lança a obra “O Turco e o Cinzelador”, para os alunos do curso de Direito da FSA

O escritor Enéas Barros lançou o seu mais novo livro, “O Turco e o Cinzelador”, para os alunos do curso de Direito da Faculdade Santo Agostinho. A palestra ocorreu no sábado, dia 22 de fevereiro, pela manhã.
Enéas, que é autor de outras obras, como: “Piauí Terra Querida”, reeditado quatro vezes; o romance “Macauã”; o estudo sobre suas crenças religiosas ou a negação delas, “Em Verdade vos Digo” e “Parabelum”, sobre a morte do motorista Gregório, trabalha nessa nova obra sobre a questão histórica e política. Nesse romance, o leitor segue a  história de um jovem que foi contratado para fazer as portas de um dos templos mais importantes da capital, a Igreja São Benedito. A história é inspirada em um personagem verífico, o artista piauiense Sebastião Mendes, que no Século XIX recebeu da Província do Piauí subvenções para estudar na Academia Imperial de Belas Artes, no estado do Rio de Janeiro. Sebastião esculpiu as portas da Igreja São Benedito, que por sua vez foram tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A sua vida de cinzelador, no entanto, estava fadada a uma tragédia que deixou suas marcas nessas portas, interrompendo uma aventura que nasceu com a chegada do turco Benjamim Amir e de sua esposa Zahrah Hazine, em 1863, trajetória essa marcada por um crime.
O livro é uma viagem interessante à Teresina oitocentista, em que personagens como o frei-arquiteto Serafim de Catânia atuava nos bastidores da igreja. Também são demonstrados os hábitos dos moradores de Teresina daquela época, resgatando como se comia, bebia, futricava por cozinhas, salões e escaninhos da cidade nascente.

Rborboleta recomenda!

http://www.fsanet.com.br/
 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s