CLARA…CLARICE – “Sinto saudades de tudo que marcou a minha vida. Quando vejo retratos, quando sinto cheiros, quando escuto uma voz, quando me lembro do passado, eu sinto saudades…”

Imagem

“Minha alma tem o peso da luz. Tem o peso da música. Tem o peso da palavra nunca dita, prestes quem sabe a ser dita. Tem o peso de uma lembrança. Tem o peso de uma saudade. Tem o peso de um olhar. Pesa como pesa uma ausência. E a lágrima que não se chorou. Tem o imaterial peso da solidão no meio de outros.”

Clarice Lispector

Faltava-lhe o jeito de se ajeitar. Só vagamente tomava conhecimento da espécie de ausência que tinha de si em si mesma.

“Ocupei-me o tempo todo para disfarçar a saudade.”

“Quem não tem pobreza de dinheiro tem pobreza de espírito ou saudade por lhe faltar coisa mais preciosa do que ouro – existe a quem falte o delicado essencial.”

“Sinto saudades de coisas que tive
e de outras que não tive
mas quis muito ter!”

“Sinto saudades de coisas
que nem sei se existiram.”

‎”A saudade é um dos sentimentos mais urgentes que existem”

Clarice Lis

“Na hora do acontecimento não aproveito nada. E depois vem uma ilógica saudade.”

“Eu me preparava para limpar coisas sujas, mas lidar com aquela ausência me desnorteava.”

“Sinto saudades de quem me deixou e de quem eu deixei! De quem disse que viria e nem apareceu; de quem apareceu correndo, sem me conhecer direito, de quem nunca vou ter a oportunidade de conhecer.”

“Não perguntavam por mim, mas deram por minha falta. Na trama da minha ausência, inventaram tela falsa.”

“Sinto saudades de quem me deixou e de quem eu deixei! De quem disse que viria e nem apareceu; de quem apareceu correndo, sem me conhecer direito, de quem nunca vou ter a oportunidade de conhecer. Sinto saudades dos que se foram e de quem não me despedi direito.”

“Sinto saudades de tudo que marcou a minha vida. Quando vejo retratos, quando sinto cheiros, quando escuto uma voz, quando me lembro do passado, eu sinto saudades…”

“Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida”.

 “Saudade… simples assim! Bom final de semana! Bjos”

“Nunca deixe de fazer algo de bom que o seu coração pede, o tempo pode passar e a oportunidade também. Não esqueça que: meta, a gente busca. Caminho, a gente acha. Desafio, a gente topa. Vida, a gente enfrenta. Saudade, a gente mata. Sonho, a gente realiza.”

Clarice Lispector

Deixe um comentário

